EXPOSIÇÕES

Deixe-me Ser Eu Mesmo.

A História da Vida de Anne Frank

Esta exposição tem por objetivo mostrar a ligação entre passado e o presente, induzindo a reflexões e a questionamentos sobre as diferenças, a busca pela própria identidade e estimular a capacidade de reflexão do indivíduo.

Está dividida em 02 partes:

Parte histórica aborda a vida e obra (diário) de Anne Frank, Segunda Guerra Mundial e Holocausto;

Parte contemporânea conta a história de seis jovens nos dias de hoje, mostrando como eles lidam com o preconceito, a discriminação e a exclusão em seu dia a dia.

Público Alvo: jovens de 12 até 18 anos de Ensino Fundamental II e Ensino Médio.

Locais: Escolas e Espaços Expositivos.

Formato da Exposição:

São 34 painéis (25 da parte histórica e 09 da parte contemporânea), medindo cada um 90 x 1,95 cm, no formato de banners, acompanhados de três vídeos: Anne em Merwedeplein, Identidade e Diversidade.

Necessita de treinamento para os monitores, com carga horária de 16 horas, realizado por treinadores capacitados e acompanha material didático desenvolvido pela Casa Anne Frank, para os guias.

 

Lendo e Escrevendo com Anne Frank

Desenvolvida para crianças entre 07 à 15 anos, focada na Anne Frank escritora. Aborda a vida, a família e o contexto histórico de Anne para que temas como a discriminação e o preconceito sejam discutidos.

Faz parte desta mostra a indicação criteriosa de livros de literatura infanto-juvenil para os trabalhos em sala de aula. Proporciona o estímulo à leitura e a redação e, por meio destas ações, amplia a percepção de cada jovem envolvido da sua capacidade de criação.

Público Alvo: jovens de 07 até 15 anos de Ensino Fundamental I.

Locais: escolas, bibliotecas e espaços expositivos.

Formato da Exposição:

A exposição ocupa 10m2, porém, considerando o fluxo de pessoas aconselhamos um espaço de 25 m2.

São 08 painéis: 04 painéis no formato de 2,20 X 2,90 m (frente e verso); 2 painéis no formato 2,20 X 2,70 m (frente e verso); 2 painéis no formato 2,20 X 2,00 m (frente e verso).

Necessita da formação de um instrutor para coordenar o trabalho didático da exposição, com carga horária de 2 horas, realizado por treinadores capacitados e acompanha material didático interativo desenvolvido pela Casa Anne Frank, para os visitantes.

Brasil e Holanda - Paz e Justiça

A exposição trabalha questões sobre direitos humanos, paz e justiça. Seus conteúdos históricos abordam: a vida de Anne Frank, a Segunda Guerra Mundial, a história de João Maurício de Nassau, sua influência no Brasil no século 17 e a história da cidade de Haia (Holanda), sede do Tribunal de Justiça Internacional.

Foi desenvolvida para inspirar a prática da corresponsabilidade, estimular a capacidade de reflexão do indivíduo, do desenvolvimento do pensamento crítico e do respeito à diversidade de opiniões.

Público Alvo: jovens e público em geral

Locais: Centros Culturais, Museus e Shoppings

Formato da Exposição:

São 20 Painéis de 2,90 x 2,20m, no formato linha do tempo, acompanhados de dois vídeos: A curta vida de Anne Frank e Haia, que podem ser exibidos no local da exposição.

Necessita de treinamento para os monitores, com carga horária de 24 horas, realizado por treinadores capacitados e acompanha material didático desenvolvido pela Casa Anne Frank, para os guias.

Aprendendo com Anne Frank
Histórias que ensinam valores

Esta ação aborda fatos importantes sobre a vida de Anne Frank, as pessoas que a ajudaram e o Anexo Secreto. Mais que uma exposição, trata-se de uma ação educativa que visa conscientizar, de forma coletiva, a responsabilidade de cada indivíduo para a construção de um mundo de paz. Estimula a construção de valores de convivência, como a diversidade e o respeito mútuo.

Público Alvo: jovens do Ensino Fundamental II, Ensino Médio, técnico e superior e público em geral.

Locais: escolas e espaços menores de exposição.

Formato da Exposição:

Área ideal: 25m2. Possui um painel duplo (vertical) de 2,00 x 2,20m, cada e um painel (horizontal) de 2,20 x 2,00m; expositores adicionais: uma caixa de acrílico com o Anexo Secreto: 40 x 40 x 40cm; uma caixa de acrílico com réplica do Diário de Anne Frank: 47 cm largura x 33,5 cm altura x 24 cm profundidade; uma caixa de acrílico com réplica de documentos referente ao tema do Holocausto: 32 cm largura x 16,30 cm altura x 25 cm profundidade. Acompanha o vídeo “A curta vida de Anne Frank” e uma aula digital.

Necessita de formação para os professores para orientar seus alunos na aula digital desenvolvida pela Casa Anne Frank.

FREE 2 CHOOSE

Free 2 Choose - Ciclos de Diálogos

Programa educativo que conta com a exibição de vídeos interativos de curta duração, com legendas em português, sobre conflitos ligados aos direitos humanos. Seu objetivo é encorajar as pessoas a pensar sobre a importância crucial dos direitos humanos. Promove a capacidade da formação da própria opinião, por meio de várias fontes e desenvolve o respeito pela opinião alheia.

Formato do Programa:

Área: auditório com capacidade para cerca de, aproximadamente, 45 pessoas;

Duração do Programa: 01 dia. Carga horária: 01 hora.

Necessita a formação de moderadores, com carga horária de 02 horas, para coordenar o ciclo de diálogos realizado por treinador capacitado e acompanha manual desenvolvido pela Casa Anne Frank.

Free 2 Choose - Create

Trata-se de oficina pedagógica complementar ao Free2Choose - Ciclo de Diálogos, dirigido para o público jovem, que irá trabalhar ativamente o tema de direitos humanos. Por meio de oficinas de vídeo, eles aprendem, na prática, os fundamentos dos direitos humanos e a discutir os dilemas que surgem quando dois ou mais desses direitos entram em conflito. Possibilita introduzir e estimula debates na comunidade sobre temas atuais sobre essas temáticas. Fornece aos jovens a oportunidade de traduzir e identificar dilemas de direitos humanos que ao final contará com a produção de um vídeo educativo.

Formato do Programa:

Área: Sala, com acesso à internet, para um grupo de aproximadamente de 12 pessoas, entre staff e participantes. Recomendado um grupo de até 06 participantes.

A oficina tem carga horária de 24 horas, realizada por treinador capacitado e acompanha material didático desenvolvido pela Casa Anne Frank.

OFICINAS E TREINAMENTOS

Os treinamentos normalmente são parte integrante tanto das exposições quanto dos ciclos de diálogos. Mas, também podem ser realizados de forma independente.

Para os educadores

  • Palestras

Palestras de sensibilização e formação para inclusão de conteúdos relacionados com a história de vida de Anne Frank na sala de aula.

Para os Jovens

  • Monitoria

A monitoria das exposições possibilita que os jovens conheçam a história de Anne Frank e seu contexto, e apresentam este conteúdo a seus pares.

  • Free2Choose

Formação de facilitadores dos Ciclos de Diálogos "Free2Choose".

  • Free2Choose Create

Formação para produção de vídeos "Free2Choose".

  • Formação Toolkit

Formação continuada, que permite a promoção de atividades Anne Frank em locais escolhidos pelos próprios jovens.

  • Oficina Vida com Propósito

Formação continuada dos jovens, durante qual fazem uma profunda conexão entre seu próprio propósito de vida e as melhorias que querem para sua comunidade.

GAME FAIR PLAY

Este é um jogo educativo sobre discriminação e futebol para computador. Nele o participante age, de forma interativa, com uma equipe (virtual) de futebol de rua, em um treino de futebol no Rio de Janeiro. No decorrer do jogo, o participante deve escolher um capitão e tomar decisões frente a situações difíceis que envolvem discriminação e preconceito.

Há uma tensão entre o grupo e o jogador participante tem que optar por uma postura e uma tomada ou não de decisão, aprendendo assim as consequências de suas decisões e como elas influem no grupo. Conscientiza os jovens sobre os papéis de agressor, ajudante e espectador, na sociedade e estimula os mesmos a avaliarem as consequências negativas da exclusão e positivas da integração.

Formato do Game:

Pode ser aplicado em qualquer lugar com computador e internet.

Público: jovens de 15 a 18 anos.

Necessita de treinador capacitado pela Casa Anne Frank para instruir os participantes sobre as regras e objetivos do game, carga horária de 1 hora.

O game tem a duração de 12 minutos.

APRESENTAÇÕES DE TEATRO

Refúgio de Anne

“O REFÚGIO DE ANNE”, espetáculo solo interpretado pela atriz Giselle Marques e inspirado no livro “O DIÁRIO DE ANNE FRANK”, se passa no último dia de confinamento da família Frank, antes de serem descobertos pelos nazistas. De forma singular, o espetáculo mostra que o grito silencioso e solitário de Anne Frank continua ecoando na discriminação, na violência, no racismo, na intolerância e no preconceito, tão presentes ainda nos dias atuais.

Público: jovens e publico em geral.

Local: escolas, bibliotecas e teatro.

Versão em 25 e 45 minutos.

Histórias do Anexo

Público: crianças a partir de 04 anos

Local: escolas de Ensino Fundamental 1

Ação complementar da Exposição Lendo e Escrevendo com Anne Frank

PALESTRAS

Holocausto e as reflexões do tempo presente

A palestra aborda a importância do estudo do holocausto como evento emblemático da desumanidade e da crueldade que foram possíveis durante o século XX, realiza uma dinâmica juntamente com a platéia sobre termos ligados ao tema, apresenta o desenrolar dos acontecimentos partindo do final da Primeira Guerra Mundial até o final da Segunda Guerra Mundial, realizada uma atividade, com a leitura pela própria platéia, das Leis Anti Judaicas na Alemanha Nazista e para fechar é apresentado o filme sobre os Direitos Humanos. .

Público: alunos fundamental II, médio e público em geral.

Local: escolas, bibliotecas e teatro.

Ministrante: Historiadora Lucia Chermont

Cadastro para Newsletter

Navegação

Anne Frank

Ações Sócio Educativas

Cruyff Court

Diálogos Interculturais

Apoie

Contato

Todos os direitos reservados. Instituto Plataforma Brasil. 2018