AÇÚCAR

UM DOCE MEIO AMARGO

O que ruínas de fortalezas no litoral do Brasil, fábricas do séc. 19 na Indonésia ainda em funcionamento, plantações de beterrabas holandesas e o rum de Paramaribo, no Suriname, podem ter em comum?

Seis fotógrafos

Seis olhares

Seis experiências

Quatro países

E um convite.

Conectar

Ontem | Hoje | Amanhã

Holanda, Brasil, Suriname e Indonésia são países historicamente interligados pelo Açúcar. O produto que, antes do petróleo, foi o mais valioso e comercializado em todo o mundo.  Uma força motora que, ao longo de quatro séculos de globalização, promove uma conexão entre o passado, o presente e o futuro desses quatro países.

Refletir

A Exposição internacional Açúcar: Um Doce Meio Amargo busca sensibilizar o público sobre as histórias importantes em torno do açúcar. Trabalhos fotográficos, pesquisas e ensaios com foco em temas como: mão de obra internacional, migração, política comercial, questões ambientais, produção e consumo global de açúcar, futuro dos biocombustíveis, patrimônio material e imaterial da época colonial.

Cocriar

Em todas as edições da exposição, realizadas internacionalmente, os parceiros de cada país são convidados e estimulados a compartilhar suas (diferentes) perspectivas sobre esta história complexa e compartilhada entre Holanda, Brasil, Indonésia e Suriname. Há um convite para buscarem, por meio desse olhar múltiplo, uma reflexão sobre a sua experiência e também a incorporar essa história global, em seus respectivos contextos regionais.

Revelar

Seis fotógrafos prestigiados recebem o convite da Fundação Noordelitch de investigar partes dessa história e retratá-la por suas poderosas lentes.

Compreender

Açúcar: Um Doce Meio Amargo é uma fonte rica para investigar, refletir e compreender o processo de 400 anos de globalização e, com isso, a economia global em que vivemos hoje. Através da herança histórica do açúcar, o trabalho desenvolvido nesta exposição traz à tona temas de importância cultural, histórica, econômica e ambiental para serem discutidos e explorados e abrir

espaço para novas perspectivas de

desenvolvimento.

FOTÓGRAFOS

Alejandro Chaskielberg

Argentina

Ed Kashi

Estados Unidos

Francesco Zizola

Itália

James Whitlow Delano

Estados Unidos

Tomasz Tomaszewski

Polônia

Carl De Keyzer

Bélgica

EDIÇÕES ANTERIORES

PARCERIA

Cadastro para Newsletter

Navegação

Anne Frank

Ações Sócio Educativas

Cruyff Court

Diálogos Interculturais

Apoie

Contato

Todos os direitos reservados. Instituto Plataforma Brasil. 2018