Johan Cruijff - Eleito o melhor jogador da Europa no séc. XX.

CRUYFF COURT ERMELINO MATARAZZO

O esporte, como plataforma de desenvolvimento humano e social,
organização e promoção da qualidade de vida e cultura de paz.

O projeto faz parte de um programa internacional, criado na Holanda pela Fundação Johan Cruyff, iniciada há 20 anos, e presente em outras 200 sedes em diversos países no mundo. Em 2010, a primeira quadra Cruyff Court das Américas foi construída na cidade de São Paulo, no Clube da Comunidade Flor da Mocidade do Burgo Paulista, localizado em Ermelino Matarazzo. Desde então, o Instituto Plataforma Brasil promove um programa esportivo, que anualmente impulsiona o desenvolvimento de 300 crianças e jovens de 7 a 17 anos de idade. Utiliza o ensino do futebol como ferramenta educativa, em diversas atividades que acontecem todos os dias da semana.

METODOLOGIA

O Cruyff Court Ermelino Matarazzo utiliza metodologia própria, desenvolvida a partir das bases metodológicas do ensino global, dos referenciais científicos, e das Confederação Brasileira de Futebol - CBF e Confederação Real Holandesa de Futebol – KNVB, aliados as 14 Regras de Johan Cruijff.

As atividades e ações esporte educativas, desenvolvem capacidades e habilidades físicas, cognitivas, emocionais e sociais, por meio de exercícios físicos, elementos técnicos e táticas do jogo de futebol, jogos recreativos, experiências de integração sócio-culturais, e de intercâmbio internacional, de forma desenvolvimentista dando ao (a) aluno (a) autonomia em sua participação dentro e fora das aulas. A metodologia Cruyff Court Ermelino Matarazzo produz conhecimentos que podem contribuir para o desenvolvimento de outras comunidades no Brasil e no mundo.

TRAJETÓRIA

AS 14 REGRAS

As 14 REGRAS CRUYFF estão alinhadas com os quatro pilares para a Educação no Século XXI - Aprender a Conhecer - Aprender a Fazer - Aprender a Conviver e Aprender a Ser. Em uma perspectiva de educação ao longo da vida, as 14 regras Cruyff  estão presentes em todo o processo de rotinas diárias, e em nosso relacionamento pessoal, social, profissional, e com o planeta, convergindo também, para o conceito de “sociedade educativa”, em que todas as oportunidades oferecidas pela sociedade podem ser aproveitadas para aprender e desenvolver os talentos.

1. ESPÍRITO DE EQUIPE

2. RESPONSABILIDADE

3. RESPEITO

Sozinho você não pode fazer nada. Você tem que fazer junto.

Cuide do que dão a você

e utilize-o bem.

Tenha respeito pelos demais.

4. INTEGRAÇÃO

5. INICIATIVA

6. COOPERAR

Convide os outros para as
suas atividades

Arrisque-se a fazer algo novo.

Em uma equipe os companheiros se ajudam mutuamente.

7. PERSONALIDADE

8. PARTICIPAÇÃO SOCIAL

9. TÉCNICA

Ser você mesmo.

Importante dentro e fora do esporte.

É a base.

10. TÁTICA

11. DESENVOLVIMENTO

12. APRENDER

Saber o que fazer.

Através do esporte se desenvolve o corpo e o espírito.

Tente aprender cada dia algo novo.

13. JOGAR JUNTOS

14. CRIATIVIDADE

Forma uma parte essencial do jogo.

A beleza do esporte.

RESULTADOS

Em 7 anos de atuação, o Cruyff Court Ermelino Matarazzo superou desafios, criou, inovou, e vem conquistando resultados que nos inspiram a cada dia, e nos impelem aos esforços do trabalho por meio do esporte e da educação, visando ampliar as chances de que nossas crianças e jovens tenham oportunidade de desenvolverem suas competências para a vida em uma sociedade justa e humana.

  • 3.000 crianças e jovens participantes
  • 15.000 beneficiários indiretos
  • 93.894 beneficiários públicos

Aulas, jogos, torneios e eventos

  • 9249 aulas de futebol 6 vs 6
  • 28 Torneios internos e externos
  • 60 Jogos amistosos

Atividades culturais e de Integração Regional

  • 10 Festas em datas comemorativas
  • 20 Cafés de confraternização com pais e familiares
  • 14 Passeios em centros culturais ou esportivos, exposição Lendo e aprendendo com Anne Frank

Reconhecimento

  • Em 2012, recebemos pelas mãos de Johan Cruyff, o Prêmio Cruyff Court do ano,  devido ao bom desempenho e inovação em atividades sociais propostas.
  • Em 2017 fomos uma das organizações incluídas na Rede Esporte pela Mudança Social  (REMS).

Parcerias

  • A parceria com a Confederação Holandesa de Futebol (KNVB), a Fundação Johan Cruyff e o Instituto Cruyff, capacitou na cidade de São Paulo, 65 profissionais. Três profissionais do Cruyff Court Ermelino Matarazzo receberam uma formação complementar da KNVB na Holanda.
  • Formação de uma rede de parcerias de governos, empresas e organizações não governamentais do Brasil e da Holanda.
  • 25 participações e visitas de autoridades como ex-jogadores do Brasil e da Holanda, Prefeitos e Secretários de São Paulo e de Amsterdã, Consulado holandês, Casa Anne Frank, KNVB, Centro de Estudos do Laboratório de Aptidão Física de São Caetano do Sul, Profissionais de clubes como Clube Atlético Paranaense, Sport Clube Corinthians, Santos Futebol Clube; Visita de estudantes e/ou professores das Universidades de Utrecht, FGV/Erasmus University de Roterdan, Universidade de São Paulo/Escola de Artes, Ciências e Humanidades, Universidade Cidade de São Paulo, Universidade Cruzeiro do Sul, Faculdades Casper Libero e Uniesp.

Intercâmbio

  • 21 crianças e jovens brasileiros viajaram para a Holanda. Além de conhecerem a Fundação Cruyff, tiveram a oportunidade de vivenciar atividades culturais,e de integração com crianças e jovens de outros países, colocando em prática as 14 Regras Cruyff.
  • 05 Professores viajaram para atividades na Holanda.

Trabalhos científicos e Pesquisa

  • Dois trabalhos científicos apresentados e premiados no Congresso Pré-Olímpico de Glasgow 2012.
  • Trabalho apresentado no 32º Congresso Internacional de Educação Física FIEP – 2017 – Congresso Científico Latino-Americano da FIEP.

Pesquisa realizada com os pais ou responsáveis pelas crianças e jovens demonstrou que:

  • 85,9% dos alunos dizem que o projeto contribui com o desempenho escolar ;
  • 93% dos alunos aprovam a estrutura do local;
  • 98,8% dos alunos aprovam os materiais utilizados;
  • 99,4% dos alunos satisfeitos com o projeto;
  • 100% de aprovação das aulas.

Matérias veiculadas em mídias sociais

  • Tivemos a atenção de mídias televisivas, de radio e  jornais, que publicaram ou veicularam diversas matérias, reportagens e entrevistas nas: TV Cultura, TV Globo, Rede Record de TV, TV Bandeirantes, Jornal o Estado de São Paulo, Folha de São Paulo, Jornal Paulistão Avenidas, Jornal Rede News Nacional,além de diferentes mídias em redes sociais virtuais.

VÍDEOS

De Ermelino para o Mundo

Homenagem a Johan Cruijff - Fox Sports

Ver mais vídeos

FOTOS

PARCEIROS CRUYFF COURT

ERMELINO MATARAZZO

FACEBOOK

Newsletter

Navegação

Enviando formulário…

O servidor encontrou um erro.

Formulário recebido.

Ações Sócio Educativas

Cruyff Court

Diálogos Interculturais

Apoie

Contato

Todos os direitos reservados. Instituto Plataforma Brasil. 2018

O projeto faz parte de um programa internacional, criado na Holanda pela Fundação Johan Cruyff, iniciada há 20 anos, e presente em outras 200 sedes em diversos países no mundo. Em 2010, a primeira quadra Cruyff Court das Américas foi construída na cidade de São Paulo, no Clube da Comunidade Flor da Mocidade do Burgo Paulista, localizado em Ermelino Matarazzo. Desde então, o Instituto Plataforma Brasil promove um programa esportivo, que anualmente impulsiona o desenvolvimento de 300 crianças e jovens de 7 a 17 anos de idade. Utiliza o ensino do futebol como ferramenta educativa, em diversas atividades que acontecem todos os dias da semana.