Go Alemoa Go

O projeto foi inspirado no legado de dois ícones mundiais, Anne Frank e Johan Cruijff. Desde 2018, promove um programa de atividades e ações facilitadoras de aquisição de competências individuais e coletivas com o objetivo o desenvolvimento comunitário da Vila Alemoa, em Santos.

Conheça mais

Atuação em 3 eixos

O Go Alemoa Go é um projeto piloto premiado que fomenta atividades voltadas ao desenvolvimento social e sustentável da Vila Alemoa. Por meio de um plano estruturado, promove o fortalecimento das competências dos jovens e das pessoas da comunidade, inspirando ações colaborativas que ampliem horizontes e estabeleçam novas relações: entre pessoas, organizações sociais e empresas da comunidade e de todos com a cidade.

A atuação se dá em torno de três eixos principais:
I ‒ Atividades físicas, esportivas, recreativas, lazer, educacionais e culturais;
II ‒ Apoio à gestão/lideranças locais;
III ‒ Humanização, ambientação e desenvolvimento local.

Residência Criativa

O Residência Criativa é um programa continuado de formação para jovens e de desenvolvimento urbano na Vila Alemoa e/ou outros bairros vizinhos, por meio do design, protagonismo juvenil e empreendedorismo social.

O programa busca ampliar e qualificar o espaço de expressão e participação dos jovens, com equidade e diversidade de gênero; semear um processo integrado de desenvolvimento urbano sustentável; gerar oportunidades de inclusão produtiva; trabalhar habilidades colaborativas e criativas; e propiciar o desenvolvimento humano.

Impacto

Promovendo atividades na Vila Alemoa e nos bairros vizinhos desde 2018, o projeto Go Alemoa Go já impactou milhares de crianças, jovens e adultos.

Veja o que Cauane e Romenighy aprenderam no projeto e como tiveram suas vidas impactadas.

Vopak WeConnect Foundation Award
2019 - Eleito o melhor projeto do ano;
2021 - Eleito o melhor projeto das Américas

Dutcham Inspire Awards 2023
Categoria de Responsabilidade Social

PROJETO INOVADOR
MODELO REPLICÁVEL

Os Jovens Sobre o Go Alemoa Go

E na primeira edição das oficinas de Introdução à Linguagem Audiovisual, em 2021, os jovens da Vila Alemoa produziram o vídeo de apresentação do projeto Go Alemoa Go.

Confira ao lado o que é o projeto sob o olhar dos jovens protagonistas da Alemoa!

Teto, Pão e Memória

O registro da memória, as lutas enfrentadas e a história de constituição e formação da Vila Alemoa e dos bairros vizinhos, como Saboó, Jardim São Manoel e Chico Paula, foi contada por moradores desses locais e registrada nesse rico e emocionante documentário.

O vídeo foi produzido a partir de depoimentos, entre os anos 2022 e 2023, por jovens-adultos participantes do curso de Introdução à Linguagem Audiovisual e dirigidos pelo documentarista Ailton Martins.