CAMPUS CRUYFF COURT.


Desde 2010, o Instituto Plataforma Brasil (IPB) tem proporcionado intercâmbio cultural entre a Holanda e o Brasil por meio da parceria com a Cruyff Foundation. O principal objetivo do projeto esportivo Cruyff Court SP é promover o ensino e o desenvolvimento de habilidades esportivas pautadas em atitudes como espírito de equipe, responsabilidade, respeito, criatividade, técnica e tática. Dessa forma, buscamos viabilizar o exercício da cidadania nas comunidades que enfrentam situações de vulnerabilidade social, por meio da aplicação das 14 regras elaboradas por Johan Cruyff.

Todo esse processo gera um impacto positivo nos comportamentos de meninos e meninas, influenciando não somente suas tomadas de decisão durante as situações de jogo, mas, também, a convivência social que vivem em suas comunidades. Pensando nisso, o IPB propõe compartilhar este conhecimento e metodologia construídos nos mais de 12 anos de projeto no Brasil, de forma gratuita, para o uso de todos os profissionais brasileiros que trabalham ou pretendam trabalhar com o esporte como instrumento de mudança social, através da plataforma CAMPUS CRUYFF COURT.

BIOGRAFIA.

Nome
Hendrik Johannes Cruijff


25 de abril de 1974

24 de março de 2016


Times
Ajax (Holanda) e Barcelona (Espanha)


Considerado uma lenda no futebol profissional europeu, Johan Cruyff recebeu três vezes o prêmio “Bola de Ouro”, representando a Holanda como jogador habilidoso, além de ser reconhecidamente um visionário na compreensão da organização tática. Como jogador representou as equipes Los Angeles Astecas, Washington Diplomats, Levante, Feyenoord, Ajax e Barcelona. Como treinador, foi considerado técnico competente, em especial, por ter organizado a proposta de trabalho para todas as categorias do Futebol Clube Barcelona, time espanhol.

Por compreender que o esporte, especialmente o futebol, tem o potencial de transformar a vida das pessoas, no ano de 1997, fundou a “Johan Cruyff Foundation” para atendimento de pessoas com deficiências e crianças e jovens que vivem em comunidades em situação de vulnerabilidade social de diversos países. A Cruyff Court se caracteriza por ser um espaço esportivo seguro e prazeroso onde as pessoas podem usufruir de experiências que transcendem o espaço esportivo e impactam nas relações sociais, principalmente, por meio das 14 regras Cruyff Court.

Johan Cruyff

EXPLORE OS
PILARES DA
METODOLOGIA.

As 14 regras de
Johan Cruyff

São regras de convívio social que devem ser seguidas por todas as pessoas que frequentam a Cruyff Court. Princípios como respeito, trabalho em equipe, criatividade e iniciativa servem como guia para conscientizar as crianças e jovens sobre suas responsabilidades, e de como devem interagir uns com os outros.

Saiba mais

Metodologia KNVB

Além das 14 regras de convivência social, a Metodologia Cruyff Court reuniu os conceitos trabalhados pela Real Associação Neerlandesa de Futebol (KNVB), organização encarregada de desenvolver o Futebol nos Países Baixos, visando sistematizar as ações de jogadores e jogadoras durante a prática esportiva. Por meio de uma aplicação sistematizada de aprendizagem e treinamento é possível entender como aplicar os jogos tornando-os, ao mesmo tempo, dinâmicos e didáticos ressaltando o compromisso com a prática pedagógica como um todo.

Saiba mais

Teoria dos Jogos

Os jogos se constituem como a via mais adequada para estimular crianças e jovens à prática esportiva, pois têm componentes prazerosos que colaboram para a aplicação dos treinamentos. Dessa maneira, auxiliam na sustentação da elaboração de uma metodologia própria devido ao ensino global criando situações-problema estimulando o aprendizado de habilidades próprias para a modalidade.

Saiba mais

Toolkit

A palavra Toolkit significa um conjunto de ferramentas. O Toolkit Cruyff Court reuniu mais de 12 anos de trabalho com o futebol para crianças e jovens de comunidades com situação de vulnerabilidade social e estruturou uma lógica de trabalho. Ele contém informações sobre as regras, a sistematização e a forma de aplicação dos jogos para quem tiver interesse em trabalhar com futebol social em vários lugares do mundo.

Saiba mais

Cursos

Os cursos oferecidos pelo IPB foram pensados como meio de democratização da informação. Por meio dos cursos é possível conhecer os materiais elaborados nestes anos e trocar experiências com especialistas e educadores parceiros obtendo orientações e sugestões de atividades com referência de trabalhos de sucesso e boas práticas.
Cadastre-se agora e tenha acesso gratuitamente às informações do Campus Cruyff Court.

Saiba mais

IMPACTO.

Desenvolvido pela Johan Cruyff Foundation e promovido no Brasil desde 2010 pelo Instituto Plataforma Brasil, o Projeto Cruyff Court SP já impactou a vida de milhares de crianças e jovens, além de educadores e comunidades. Clique abaixo para conhecer mais sobre esse impacto!

Conheça histórias de impacto