Quem Somos

Nossa História

Fundado em 1993 e conhecido como AMAPE – Associação de Mútuo Auxílio para Promoção do Estudante –, o instituto mudou o nome e o modelo de atuação, mas o foco sempre se manteve no jovem. Inicialmente com o objetivo de fornecer bolsas de estudo de nível técnico e superior para jovens com perfil de líderes e multiplicadores, a instituição surgiu da mobilização de ex-bolsistas da antiga organização APIS que desejavam oferecer para outros estudantes a mesma oportunidade que tiveram.

Com a chegada da atual presidente da instituição, Joëlke Offringa – que iniciou seus trabalhos na organização como voluntária, em 1994 – novas parcerias internacionais foram estabelecidas e os projetos educativos, culturais e esportivos ganharam mais força, respaldados pela Casa Anne Frank e pela Fundação Johan Cruyff. Em 2006, o IPB tornou-se o representante oficial da Casa Anne Frank no Brasil. E, em 2010, trouxe para o Brasil a primeira Cruyff Court das Américas.

Desde então, inúmeras atividades educativas, esportivas e culturais já foram promovidas, envolvendo, encorajando e empoderando milhares de jovens no Brasil todo, para assumirem papéis de protagonismo nas transformações que desejam para suas vidas, suas comunidades e para o planeta.
Ao longo desses anos de atuação, o IPB acumulou também prêmios internacionais. Entre eles, em 2016, como reconhecimento pelo trabalho sócio-educacional realizado em parceria com instituições holandesas, contribuindo para as relações internacionais da cidade de Amsterdã, recebemos do então prefeito, Eberhard van der Laan, o renomado prêmio Frans Banninck Cocq Penning.

E, em 2020, a pandemia desacelerou mas não parou os nossos trabalhos. Foi um ano de aprendizado, de adaptação, mas ainda de muitas conquistas. Através dos esforços do IPB e parceiros, o Brasil é o país que mais promoveu atividades do Programa Educativo Anne Frank no mundo, segundo a Casa Anne Frank.

Nossa Missão

Desencadear movimentos de transformação locais e globais, a partir da criação de oportunidades de transformação individual e coletiva, através da educação, do esporte e da cultura.

Nossos Valores

Acreditamos na mudança
Celebramos a diversidade
Incentivamos o protagonismo juvenil
Dividimos responsabilidades
Enxergamos o outro em nós

Parcerias Internacionais

Anne Frank House

A Anne Frank House foi criada em 3 de Maio de 1957 em cooperação com Otto Frank, pai da Anne. Trata-se de uma organização independente, sem fins lucrativos, que mantém um museu na casa onde Anne Frank se escondeu com sua família, na Holanda. A organização visa ampliar o alcance da história de vida de Anne Frank para todo o mundo. Em mais de 70 países, a Anne Frank House também coopera com organizações locais que compartilham sua missão, organizando exposições viajantes e workshops para jovens ou feitos por jovens para a conscientização das pessoas sobre os perigos do preconceito e da discriminação e a importância de direitos iguais e da democracia.

O IPB é o representante oficial da Casa Anne Frank, no Brasil, desde 2006. Por meio dessa representação, o instituto promove atividades educativas pontuais em todo o Brasil, e oferece um plano de desenvolvimento continuado – o Programa Educativo Anne Frank.

Johan Cruyff Foundation

Fundada pelo ex-jogador Johan Cruijff, desenvolve pequenos campos de futebol em periferias, os chamados “Cruyff Courts”, e apoia atividades esportivas para crianças em todo o mundo, com foco no público em situação de vulnerabilidade social.

Através da parceria com a Johan Cruyff Foundation, o IPB trouxe para o Brasil o primeiro Cruyff Court das Américas, em 2010.