A KNVB (Real Associação Neerlandesa de Futebol) é a instituição encarregada da organização do Futebol nos Países Baixos. WorldCoaches é um programa baseado na extensa experiência internacional de coaching e treinamento da KNVB. O futebol é um fator de conexão, em qualquer lugar do mundo. O programa WorldCoaches concentra-se em três temas: desenvolvimento pessoal, saúde e coesão social.

Todo o processo é realizado por meio de jogos reduzidos, estimulando a resolução de problemas e a compreensão do estilo de jogo.

- Ensinar os jogadores a pensar o jogo com e sem a posse de bola;
- Treinador educa para conhecer o jogo: explicando, conversando ou demonstrando-o;
- Não se deve separar o contexto do treinamento do jogo, independentemente da posição;
- A preparação deve ser: agradável, objetiva em relação ao jogo e com muitas repetições.

Quando se pratica futebol, se aprende futebol: o objetivo é marcar gol, ou seja, vencer. Esta é a essência do jogo. Portanto, todo treinamento deve estimular:
- Técnica (passe, drible, chute, controle etc.);
- Insight (movimentação, formação e visão de jogo);
- Comunicação ( quando o time é marcado sob pressão, ou para a organização e posicionamento da equipe).

Todo treinamento contém:
- Explicação;
- Experimentação;
- Correção;
- Orientação;
- Elevação da dificuldade e Jogo..

As aulas devem ir além de apenas repetir/copiar movimentos realizados por esportistas das modalidades pretendidas, para que o aprendiz também consiga criar seu próprio modo de realizar.

Para tal, deve-se estimulá-lo para que ele compreenda os diferentes níveis de análise (motor, psicológico, sociocultural etc.) envolvidos na prática esportiva.

Deve haver liberdade para a manifestação de diferentes formas de expressão para se movimentar, permitindo que os alunos e alunas declararem seus potencias de inteligência.

O respeito aos limites próprios e aos demais praticantes pode estimular uma convivência mais harmoniosa, ou seja, por meio da prática esportiva é possível eles identificarem os diferentes tipos de relacionamento humano e aprenderem a conviver com as diferenças.

As práticas pedagógicas necessitam compreender as motivações internas do jogador, afinal:

  • por que ele joga?
  • Para quem joga?
  • Quais são os motivadores que emergem nas manifestações dos comportamentos quando em situação de jogo, e como fazer a leitura deles para conseguir uma intervenção pedagógica adequada?

As aulas são planejadas e realizadas a partir das características dos alunos, pois o jogador é a essência do processo.

  • Quem é ele?
  • O que ele conhece?
  • Que tipo de experiências possui?
  • Qual significado atribui à prática esportiva?
  • Quem inspira sua admiração e interesse pelo esporte? Estas são algumas possibilidades de avaliação do grau de desenvolvimento do jogador e o que, a partir desses pontos, teremos necessidade de desenvolver.

Uma prática pedagógica que compreende a complexidade do esporte permite que os alunos desenvolvam uma independência pessoal e social, para elaborarem caminhos próprios e visualizarem possibilidades de diferentes aplicações dos conhecimentos adquiridos.

Seja na prática do esporte ou na visualização social que esse fenômeno possui, o aprendizado irá estimular a autonomia.

A importância do compromisso do professor com a prática de ensino enfatiza o papel da relação professor-aluno na facilitação de uma aprendizagem significativa sobre educação física e suas relações sociais. Ao perceber as diferentes instituições sociais, características individuais e dinâmicas esportivas envolvidas na prática esportiva, professores e alunos poderão refletir sobre suas próprias condições e buscar caminhos para a transformação social.