Oficina

Free2Choose - Ciclos de diálogos

 

O Free2Choose é um programa educativo, desenvolvido pela Casa Anne Frank, para jovens entre 11 e 18 anos, com objetivo de contribuir para a formação cidadã desse público, através do conhecimento sobre os direitos fundamentais do ser humano e sobre os dilemas que acompanham esses direitos, desenvolvendo a capacidade de analisar criticamente questões sociais e elaborar argumentações bem fundamentadas, escutando e respeitando opiniões divergentes.

As questões para reflexão são apresentadas em vídeos curtos, de 2 ou 3 minutos, produzidos pela Casa Anne Frank, sobre situações em que direitos diferentes podem colidir entre si. Após a exibição de cada vídeo, com a facilitação de um educador preparado previamente (vide Free2Choose Training), os jovens são encorajados a dialogar, refletir e tomar uma posição sobre o dilema apresentado, em uma dinâmica de votação. Enquanto fundamentam suas opiniões e escutam todas as opiniões dos demais participantes, os jovens praticam também a democracia e refletem sobre a importância dos Direitos Humanos como pilar fundamental para a vida em sociedade.

O Free2Choose não tenta chegar a soluções definitivas para todos os dilemas apresentados, mas busca estimular o pensamento crítico nos jovens para que possam participar ativamente de discussões políticas e sociais, considerando informações de fontes diversas e respeitando visões distintas, exercendo assim sua cidadania com responsabilidade.

Free2Choose Ciclos de diálogos

Conheça

Videos Free2Choose Ciclos de Diálogos

Free2Choose Liberdade de Expressão
Direito a manifestação

Conheça os

Materiais para a oficina

  • Projetor
  • Computador
  • Equipamento de som
  • Papéis de duas cores
  • Canetas
  • Giz
  • Caixa de opiniões

Por onde passou

Galeria de Fotos

Saiba mais

Quer saber mais sobre como realizar essa oficina?