Oficina

Toolkit Training - Rede Jovem Anne Frank

 

O Toolkit Training é uma formação presencial de dois dias, oferecida pelo IPB, para jovens de 13 a 18 anos membros da Rede Jovem Anne Frank – isto é, jovens que já vivenciaram alguma das atividades do Programa Educativo Anne Frank – e que desejam atuar como multiplicadores de seus aprendizados. Depois de vivenciarem uma das atividades do Programa Educativo Anne Frank, os jovens são encorajados a assumir responsabilidade pelo contexto social em que vivem. E, com o suporte e direcionamento de membros mais experientes da rede e de especialistas locais, são incentivados a promover atividades educativas por conta própria, atuando como multiplicadores e trabalhando na transformação da nossa sociedade.

Enquanto se aprofundam na história de Anne Frank e no contexto histórico em que ela viveu – durante a Segunda Guerra Mundial e o Holocausto – os jovens podem se sentir inspirados a promover uma campanha nas mídias sociais ou um evento de conscientização e combate ao racismo e à toda forma de discriminação e exclusão social ou, ainda, sobre a importância dos Direitos Humanos, por exemplo. Seja qual for o projeto, ao final dessa formação esses jovens estarão preparados para desenvolver projetos educativos, para outros jovens, de ponta a ponta – da ideia à execução.

A formação explora o Toolkit desenvolvido pela Casa Anne Frank, guiando os participantes pelos materiais, recursos e orientações disponíveis em cada uma das cinco seções do kit: aprender, planejar, preparar, ensinar e responder. Cada seção almeja preparar o jovem para as diferentes etapas do processo de desenvolvimento de um projeto educativo e, para isso, conta com materiais multimídia, como planilhas, acompanhados de depoimentos de outros multiplicadores sobre suas próprias experiências com esses materiais durante o desenvolvimento de seus projetos.

O Toolkit fornece ainda modelos bem sucedidos de 25 atividades educativas para jovens, como forma de guiar e inspirar os novos multiplicadores. Ao final da formação, os participantes assinam e recebem um manifesto, que contém a declaração das intenções, motivos e valores esperados deles; um mandato, que sela um compromisso com a Rede Jovem Anne Frank; e um manual de coordenadores, com orientações gerais sobre sua atuação, modelos de documentos e dicas para replicação das oficinas e rotinas da rede.

Disclaimer: Desenvolvido pela Casa Anne Frank, para preparar jovens para atuarem como multiplicadores na promoção de projetos educativos, o Toolkit é um compilado de ferramentas, recursos, orientações e boas práticas para o preparo de atividades educativas por jovens e para jovens.

Toolkit Training - Rede Jovem Anne Frank

Para baixar

Materiais educativos p/ download

Toolkit
Toolkit Training - Rede Jovem Anne Frank

Por onde passou

Galeria de Fotos

Saiba mais

Quer saber mais sobre como realizar essa oficina?